Atraia mais clientes para seu Bar

Atraia mais clientes para seu Bar: 6 dicas fundamentais para um negócio de sucesso

Atraia mais clientes para seu bar

Atrair clientes para um bar não é tarefa das mais simples, mais do que um ambiente descolado, quitutes diferenciados e um bom atendimento, vale principalmente a criatividade do empreendedor e o conhecimento do seu público alvo. 

O objetivo de todo empreendedor é impulsionar seu negócio através do aumento do faturamento e da rentabilidade. Um dos primeiros passos a serem tomados para almejar este objetivo é através da captação de novos clientes e fidelização dos antigos.

Assim como em diversos outros negócios, um bar não é muito diferente. O ramo do entretenimento ainda traz outros desafios em função da concorrência que muitas vezes pode bater na porta ao lado. Portanto, é imprescindível ter em mente que o estabelecimento deve ter diferenciais que o destaquem dos demais para ganhar a preferência do público.

Para ser competitivo não bastam boas idéias para destacar-se dos demais concorrentes: engajamento, persistência e resiliência são características fundamentais para o êxito nessa empreitada.

Mantenha seu Bar cheio sempre

Abaixo você encontrará 6 dicas para aumentar o movimento e clientela do seu bar. São idéias simples, fáceis de aplicar e que podem ser o grande diferencial para incomodar aquele concorrente próximo que está atraindo todos os clientes para o bar dele.

6 dicas incríveis para atrair clientes para seu bar

Ambientação de Bar

1 – Ambiente

Um fator importante para um bar de sucesso está diretamente ligado ao ambiente. Lembre-se que é um estabelecimento de entretenimento onde as pessoas buscam relaxar e divertir-se, portanto o local precisa ser convidativo, estimular o cliente a ficar bastante tempo e voltar sempre.

Para um ambiente convidativo a decoração é um diferencial importante onde cada detalhe conta. Nesse quesito, o conhecimento do público alvo é importante para entender quais “adereços” transformam o ambiente num local mais convidativo e agradável.

Na decoração vale tudo, mas sem exageros. Em bares temáticos, camisetas de times de futebol são características, mas o diferencial está nos detalhes: uma camiseta autografada ou a réplica de um troféu podem remeter a um ambiente mais especial e único.

Qualidade de utensílios

A qualidade e beleza dos utensílios de um bar são um diferencial importante para deixar a marca do estabelecimento junto aos consumidores. Ao servir um drink ou comida em utensillios específicos que combinem com o conteúdo a experiência do consumidor fica completa e deixa uma memoria mais viva e agradável.

Outro ítem importante mas que difere, dependendo do tipo de estabelecimento, é o entretenimento oferecido. A iluminação apropriada, local específico para música ao vivo e acústica condizente com o tamanho do ambiente, permitindo aos clientes conversar e socializar são fatores que mudam a cara de um bar.

Diversos estabelecimentos utilizam recursos temáticos para atrair clientes  e aumentar a permanência destes no bar. Televisões ou telões transmitindo eventos esportivos, jogos como bilhar, dardos, karaokê, pista de dança ou outros tipos de interação são recursos que inclusive deixam marcado o estilo do bar e permitem explorar um nicho específico de clientes.

Atendimento em Bar

2 – Atendimento

Um dos fatores mais importante para a fidelização dos clientes é sem dúvida o atendimento. Isso porque é muito difícil um cliente voltar a um estabelecimento quando o serviço é ruim. A experiência do consumidor em bares está baseada no tripé: ambiente + atendimento + qualidade do que é servido, sendo que o atendimento é a principal referência dos clientes por ser o alicerce principal dessa estrutura.

O treinamento constante da equipe é primordial para esta finalidade e o gestor deve mantê-la sempre motivada, mas acima de tudo a equipe deve receber feedback constante, tal qual o reconhecimento do trabalho, fundamental para integração e pertencimento ao negócio.

Para o treinamento em bares é necessário definir os padrões de atendimento, pois cada peça da equipe, embora componha um todo, deve receber a qualificação conforme sua area de atuação.

Os cozinheiros devem ter a percepção sobre a rapidez, qualidade da comida servida, limpeza e higienização pessoal e de todo o ambiente regularmente. Já os baristas e garcons são aqueles que interagem com os clientes, portanto devem estar constantemente motivados e com um sorriso no rosto. Incusive, neste caso, a percepção do gerente, gestor ou proprietário sobre quem atende diretamente o público é fundamental, pois todos nós temos dias ruins, mas no caso desta equipe específica, o líder deve agir imediatamente para não causar má impressão aos clientes. Uma conversa a sós para perceber o momento e motivar o funcionário costuma ser efetiva na solução do problema.

Também cabe ao líder imprimir o tom com que a equipe que interage com o público e como falará com os clientes. Por exemplo, como os baristas e garçons seu estabelecimento tem um tom mais formal, ou mais divertido?

Uma dica que funciona bem é sempre deixar os clientes a vontade e estar sempre atento para novos pedidos sem ser invasivo para não interferir na diversão.

Automação em Bar

3 – Automação ao seu favor

Outra dica importantíssima é possuir sistemas de automação para processar rapidamente pedidos, interagindo diretamente com a cozinha e bar para não haver demora nas entregas das comidas e bebidas. Além disso, a automação auxilia no fechamento rápido das contas sem haver a preocupação com o lançamento de comandas quando todos os garcons utilizam dispositivos móveis: quem já não ficou esperando um bom tempo por uma conta num bar e sentiu-se aborrecido pela espera, muitas vezes até deixando de frequentar o estabelecimento pela má impressão oferecida?

Também lidar com processos complicados para pagar ou dividir a conta, repetir pedidos para sua equipe ou esperar demais por pratos e porções são fatores que vão afetar diretamente a qualidade da diversão dos clientes.

Clientes de Bar nas redes sociais

4 – Interaja com os clientes nas Redes Sociais

Estamos na era digital e quem vive no comércio e serviços para o público final, principalmente na área de entretenimento, tem a obrigação de fazer-se presente nas mídias sociais.

A interação com o público é preciosa pois esta via de mão dupla permite apresentar as principais virtudes da casa e ao mesmo tempo receber feedback, entender os anseios do seu público, além de divulgar eventos, ações e promoções para sempre deixar a casa lotada.

Algumas dicas para interagir com sucesso nas redes sociais:

– Publique além de propagandas, conteúdo relevante para o seu público-alvo;

– Compartilhe os melhores momentos de descontração no ambiente do establecimento, de preferência quando a casa está cheia;

– Responda reviews de maneira gentil, até mesmo as negativas, demonstrando o continuo interesse em sempre atender melhor seus clientes;

– Sempre responda comentários e perguntas.

– Fomente a utilização de hashtags personalizadas para postar as fotos tiradas no bar, de preferência sempre fornecendo um brinde, como um drink grátis, para aquelas que mais se destacarem;

– Poste conteúdo que instigue a participação de seguidores, como enquetes e perguntas;

– Crie uma galeria para fotos do ambiente e de clientes;

– Anuncie promoções utilizando sempre imagens ou vídeos.

Dicas para atrair clientes para seu bar

5 – Happy Hour, Promoções e Eventos Sazonais

O que mais movimenta um bar é saber atrair o público nos momentos de maior fluxo. Criar promoções especiais de double drinks ou petiscos diferenciados no Happy Hour são marcantes e aumentam muito o movimento do bar, principalmente se este está localizado perto de áreas empresariais.

Tomar um drink e relaxar com os colegas de trabalho e amigos no Happy Hour praticamente virou uma religião para os trabalhadores brasileiros. Abaixo seguem algumas dicas utilizadas por diversos bares de sucesso que profissionalizaram-se nesta empreitada:

– Porção adicional depois de certo número de bebidas;

– Desconto para grupos acima de 5 ou 10 pessoas durante o Happy Hour;

– Porções exclusivas durante o Happy Hour;

– Chopp em dobro nos eventos de Happy Hour;

– Eventos especiais como bandas ao vivo ou, competições de karaoke.

As promoções também são muito bem vindas e atraem uma grande gama de clientes. E existem diversas formas de promoções, desde aquelas criadas pelo próprio estabelecimento até as provocadas por sites de cuponagem e venda coletiva.

Enganam-se os empreendedores que acham que precisam tirar uma parcela grande da rentabilidade para realizar promoções. Muito pelo contrário, as promoções principalmente em ítens como drinks diferentes que não saem muito ou comidas que não são as preferidas do publico, ajudam a movimentar o estoque e fazer com que os clientes conheçam outros produtos oferecidos pelo bar.

Participar em sites de cupons e venda coletiva também atraem um público desconhecido ao bar, que pode criar vínculos e afinidade para fidelização futura.

Os eventos sazonais também são estratégicos e com uma boa campanha de divulgação tendem a lotar os bares que possuem uma boa área de entretenimento.

O futebol é o mais utilizado pelos bares e combinados com promoções, podem alavancar muito as vendas da casa, afinal é o esporte mais popular do país. Explorar os campeonatos regionais, brasileiros e internacionais, como a Copa do Mundo, são fundamentais para rentabilizar o negócio.

Outros esportes de grande audiência também fazem sucesso, como é o caso das categorias principais nos eventos olímpicos ou determinados nichos de eventos esportivos, como alguns internacionais de grande audiência no Brasil, como o Basquete (NBA) e Futebol (NFL) Americanos.

Outros eventos como os de música transmitidos ao vivo fazem igualmente sucesso em bares, como o Rock in Rio e o Lollapalooza. Portanto, fique atendo à agenda dos eventos sazonais e atraia um público que pode tornar-se fiel ao seu bar.

Marketing Digital é fundamental para Bares

6 – Use o Marketing Digital a seu favor

Não basta apenas criar uma página na internet ou estar presente nas mídias sociais para tentar atrair clientes, o mundo digital está mais fervoroso do que nunca e uma estratégia bem traçada com objetivos bem definidos é fundamental para alcançar os resultados almejados: atrair mais clientes e fidelizá-los para manter seu bar sempre cheio.

O marketing digital proporciona uma estratégia moderna que permite mensurar os resultados instantaneamente e, se necessário, mudar o direcionamento do trabalho de forma imediata para corrigir eventuais erros de percurso para otimizar constantemente os resultados.

A maioria das pessoas permanence conectada à internet praticamente o dia inteiro, seja pelo computador ou na grande maioria das vezes pelo celular.

Nesse momento procuram interagir com outras pessoas mas, também, buscam por entretenimento, procuram novos lugares para frequentar e eventos para participar.

Este é a oportunidade ideal divulgar o seu bar. Veja algumas dicas para inserir o seu negócio no mundo do marketing digital:

– Crie um site e um blog para seu estabelecimento: ter informações como endereço, localização no mapa, horários, cardápio, eventos e imagens do ambiente são fundamentais, afinal informação é tudo hoje em dia. Além disso o blog serve para atrair o seu público utilizando informações relevantes e pertinentes, não só sobre os eventos da casa, mas como reviews de cervejas especiais, drinks badalados e quitutes diferenciados para atrair o desejo do público para experimentar tudo o que o bar oferece;

– Um newsletter semanal é fundamental para deixar os clientes antenados sobre tudo que acontece no bar, afinal a promoção é a alma do negócio: divulgar eventos sazonais, como jogos esportivos ou shows, datas especiais e convidar seus clientes cadastrados para comemoras aniversários são fundamentais para tracionar o negócio e manter a casa lotada;

– Cadastre-se no Google Meu Negócio pois assim o bar aparecerá quando pessoas pesquisarem por entretenimento nas redondezas;

– Campanhas estratégicamente pensadas e realizadas continuamente no Facebook, Instagram, Twitter, Google Ads e, por que não também no Linkedin podem garantir a continuidade do negócio atraindo sempre clientes novos para lotar a casa e fazê-la concorrida junto ao seu público.

Quem sabe depois de todas estas dicas implementadas não seja a hora de começar a pensar na próxima filial do seu Bar ?!

Deixe uma resposta