Seu Bar sempre cheio

Como utilizar o Marketing Digital para Bares

Atinja seu público em bares

Marketing Digital é um conjunto de ações que uma determinada empresa executa com a finalidade de atriar novos negócios, relacionamentos e principalmente desenvolver uma identidade de marca.

Podemos dividir o Marketing Digital basicamente em duas vertentes: a primeira originária de estratégias de Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing para atrair o seu público alvo apenas com investimentos em conteúdo relevante e, a segunda através de investimento em tráfego pago, que pode requerer grandes recursos, conforme o volume e estratégia definidas.

Mas este conceito de Marketing Digital, embora resumidamente definido, pode ser bem mais subjetivo e abrangente do que parece.

Abordaremos a seguir os principais tópicos sobre Marketing Digital especificamente para aplicação em Bares, um nicho específico do mercado que, embora muito concorrido, pouco explora este recurso pois são escassas as agências especializada em Marketing Digital neste segmento do mercado.

O marketing Digital ajuda no seu bar

Quais as vantagens do Marketing Digital para Bares

O Marketing Digital alterou significativamente a forma de fazer marketing pois cria uma relação mais consistente entre o estabelecimento (empresa) e os clientes (consumidores). Acima de tudo o marketing digital proporciona economia para ambos, estreitando relações entre o público e marcas.

A interatividade com o público é um dos fatores mais importantes e que diferem o Marketing Digital do tradicional, pois o foco não está mais no produto e sim na experiência. Imagine que os clientes possuem opções de escolha que vão além de visualizar fotos, saber seu endereço, estilo da casa ou visualizar o seu menu: agora podem buscar referências – tanto positivas quanto negativas, registrar suas experiências e sugerir melhorias ao estabelecimento para tornar este mais atrativo ao seu público-alvo.

A mensuração e análise de dados são fundamentais para a melhoria continua da estratégia. Agora existem métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) que podem ser analisadas em tempo real e possibilitam uma mudança imediata na estratégia e investimento em Marketing Digital, conforme o período do ano, sazonalidade e até dia da semana, ou seja, o investimento torna-se cada vez mais cirúrgico, não esvaziando o caixa do bar para atrair clientes em dias ou períodos em que a casa frequentemente está mais cheia.

Esse é o grande benefício do Marketing Digital para bares: além de economizar dinheiro, pois não desperdiça com pessoas que não tem interesse no seu estabelecimento, você passa a conhecer e estreitar laços com o seu público e, consequentemente, vira um especialista em conquistá-lo.

estratégias de Marketing Digital Bares

Estratégias de Marketing Digital para seu Bar

Existem uma infinidade de estratégias de Marketing Digital para o seu negócio, escolher a melhor depende diretamente dos objetivos esperados. Descubra como escolher a melhor estratégia para o Marketing Digital de seu Bar.

Não importa se o seu bar é pequeno, médio ou grande, existem opções de investimento e estratégias de Marketing Digital para todos os tipos de investimento, do mais arrojado ao mais modesto, o mais importante é a constância das ações e análise frequente dos resultados.

O primeiro passo é definir o público-alvo, ou mais precisamente as personas que se identificam com o seu bar, que nada mais é do que a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. As personas são baseadas em dados reais sobre comportamento, características demográficas, histórias pessoais, motivações, objetivos e preocupações, pois desta forma podemos criar uma diretriz mais assertiva para criação de conteúdo e estratégias de Marketing Digital para o seu bar.

Lembre-se que estas personas podem estar em diversos canais diferentes na internet e cabe na definição da estratégia, identificar quais redes sociais usa, quais sites gosta de visitar e qual o tipo de linguagem que devemos utilizar para interagir com elas. Todos estes fatores são importantes no planejamento da campanha de Marketing Digital para o seu bar.

Mídias Sociais para Bares

Se o seu bar não está em pelo menos duas mídias sociais você está perdendo uma oportunidade de ouro para atrair mais público e manter a casa sempre cheia. Ma não adianta postar qualquer conteúdo nas suas páginas: eles devem ser interessantes, relevantes e ter uma periodicidade definida.

O público digital está cada vez mais exigente e o engajamento depende diretamente destes fatores, pois acima de tudo eles querem se relacionar com as marcas.

Criar uma fanpage para seu bar no Facebook possibilita interagir constantemente com o seu público, mas esteja atento para o que ele gosta de ver em seu feed de notícias, nunca utilizando somente para realizar promoções, pois você deve estar ali para se aproximar dos seus clientes.

O Instagram para bares também é uma mídia de grande repercussão pelo engajamento, mas vale lembrar que é uma rede social de imagens, portanto não escreva muito nas publicações que fizer.

Poste drinks novos, fotos de funcionários brincando, aproveite os assuntos do momentos e acerte nas hashtags.

O Instagram é uma ótima ferramenta para tornar o perfil do seu bar mais humanizado e não algo engessado e empresarial.

O Twitter também tem demonstrado ser uma ferramenta relevante para o Marketing Digital de bares, pois permite a você ver as Hashtags que estão em alta e observar quais estão sendo mais comentadas no seu ramo.  Ele funciona como uma espécie de jornal on-line, poste informações relevantes para seu público, divulgue seus eventos e engaje a galera a usar suas Hastags.  

O público do Twitter é exigente e não gosta de propagandas. Inclusive, estão nessa mídia pela sua simplicidade: uma timeline com mensagens curtas e alguma publicidade de vez em quando.

Promoção em bares

Promoções e Concursos nas Mídias Sociais para o seu Bar

Existem diversas formas de promoção nas redes sociais, uma muito efetiva, principalmente na divulgação de eventos realizados no bar, são os concursos e promoções, que incentivam o compartilhamento aumentando a divulgação da casa em diversas mídias.

Mas a efetividade desta ação depende diretamente do incentivo por trás da estratégia. A concorrência por um espaço no feed de notícias dos participantes de eventos é muito grande e as competições nas redes sociais incentivam curtidas e compartilhamentos dos seus conteúdos, permitindo que o evento ou promoção seja visto por mais potenciais participantes.

Além disso as competições possuem baixo custo de investimento e uma alta taxa de retorno. Abaixo relacionamos alguns tipos de concursos e promoções para utilizar nas mídias sociais para o seu bar:

– Sorteio do tipo “participe para ganhar”: esta modalidade é uma forma rápida e eficaz de conseguir email ou cadastro dos participantes;

– Concurso de hashtag: incentive a criatividade dos participantes através da geração de conteúdo espontâneo com a publicaçãoo de fotos no Instagram ou Twitter usando uma determinada hashtag da sua marca ou evento;

– Desenho no Snapchat: promova a criatividade dos seus seguidores no Snapchat pedindo para eles enviarem um desenho temático do para a sua conta.

– Enquetes: conheça um pouco mais sobre os frequentadores do seu bar pedindo para eles completarem uma breve enquete, e peça para criarem uma frase criativa sobre a casa ou o tema do seu evento.

Por final, não se esqueça de entrar em contato com seus parceiros e patrocinadores na hora de escolher os prêmios, para melhorar seu concurso sem aumentar o seu orçamento.

Existem também promoções vinculadas a descontos, já que pagar bem é sempre interessante, desde que o serviço seja bem realizado ou o produto entregue seja de qualidade

Se o seu bar tem uma página no Facebook, por exemplo, você pode fazer promoções de descontos em que o cliente deve levar a imagem divulgada pelo bar para conseguir um desconto no local. Dessa forma é possível identificar os seguidores do Facebook que interagem indo pessoalmente no seu bar.

Outro tipo de promoção consiste em conceder descontos no local a partir da interação do usuário. Exemplo: Hoje no Nosso Bar voc6e tem desconto de 50% na terceira cerveja! Marque seu amigo que vai pagar as duas primeiras!

Existe um recurso no Facebook que consiste no Impulsionamento da Publicação e que possibilita aumentar a abrangência na promoção dos seus posts, com baixo investimento e bom alcance nos resultados.

Rede Google Display

Utilizando a Rede de Display do Google para seu Bar

Se o seu bar é novo ou pouco conhecido, uma forma eficaz para fazer com que mais pessoas tenham contato com a sua marca é através de uma campanha na Rede de Display do Google veiculando banners do seu bar em sites relacionados com o seu negócio

 Se você tem um bar pouco conhecido e quer fazer com que mais pessoas estejam em contato com a sua marca, você pode trabalhar com uma campanha na Rede de Display do Google, veiculando banners do seu bar em sites relacionados com o seu negócio.

Você tem várias opções e formatos, podendo escolher a segmentação da campanha, horário de exibição, limite de frequência, area geográfica, além de outros recursos muito interessantes. A Rede de Display é uma mídia com alcance muito grande e os custos são menores do que se você decidir comprar espaços particulares em sites para anunciantes.

Google Ads para Bares

Google Adwords para Bares

Nem sempre uma campanha contínua de anúncios no Google Adwords é interessante para promover o seu bar. A dica é investir uma pequena verba em horários estratégicos, quando as pessoas mais procuram por bares. A campanha pode ficar já estruturada – é sempre interessante ter pelo menos três prontas – mas preste atenção para os horários e dias em que sua campanha tracionará com mais força

Blog para Bares

Blog para Bares

Ter um site com um blog para seu bar é fundamental para atrair o seu público alvo e fazer com que a estratégia de marketing de conteúdo seja uma ótima alternativa para trazer notoriedade ao estabelecimento.

Existem diversos assuntos interessantes para abordar, desde tipos de drinks, comidas, eventos esportivos, musicais, até a ambientação e shows ao vivo promovidos pelo estabelecimento.

Mas o mais importante é que explorar e divulgar conteúdos diferenciados e interessantes do seu bar no blog torna-se uma ótima maneira de ser encontrado na busca orgânica do Google quando alguém estiver pesquisando sobre algum assunto relacionado ao seu negócio e, o mais importante: o investimento é pequeno, mas exige qualidade, relevância e periodicidade nas publicações.

Conclusão

O Marketing Digital possibilita, através de vários níveis de investimento, obter resultados precisos conforme a estratégia e objetivos almejados para seu bar.

Utilizando desde marketing de conteúdo até o tráfego pago, as possibilidades são inúmeras, mas o que torna o trabalho efetivo é a análise constante objetivando otimizar resultados com o menor investimento possível.

Nesse aspecto, ter uma agência como a Cheers com expertise em Marketing Digital para bares é fundamental para alcançar os melhores resultados num curto espaço de tempo e obter um crescimento constante de clientes fidelizados para seu bar.

Vem para a Cheers!

Deixe uma resposta